Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de maio de 2011

Canção para dormir.



                               Arte Digital: Valéria A.Cerqueira


Araras azuis ousam varar o céu,
Pousam no meu coração mandovi;
No frondoso cambará, na copa da árvore,
Onde eu nasci, onde voei, onde pousei...
Pequeno pássaro bem-te-vi, num ninho,
Onde quis... Onde eu não quis dormir.

Folhas de lençol aberto sobre relvas
Resvalam em vigílias noturnas,
Feixes de aromas malvas que senti.

Nas insônias em desvelo, embaladas,
De caixas de farmácias exauri

O triste canto do uirapuru...

No sono cândido, desbravo selvas,
Sem poder, ao menos te ver aqui...
Nas noites claras, arrasto o pé ligeiro,

Querendo o pássaro livre, salvo e altaneiro,

Enquanto drágeas se revezam com estrelas.
Procuro, quero, preciso saber tudo de ti.


Um ninho de ave no peito... Um colibri...
Não conseguir dormir... Passo desperto.
Num voo, uma pena, uma noite casta,
Um pio, um gorjeio travado, a dor se arrasta,
Corta a árvore, corrompe a mata,
No risco da grosa. No fim... No deserto.

Vejo acima de todo azul o céu, a Terra.
A quase extinta tinta tua, clorofila.
Há asas sobre mim, qual lua; cintila a serra.
Viola o bosque, ferido pela arma que o caule ofende...
Perco o sono que roubei de ti, que ora me rende
Em desbotado e ofendido extenso anil.

Não posso esperar da manhã o dia,
Para ver o remanso, a água, os rios.
Suave traçado de relva exposta.Cotovia.
Quero para sempre a visita, toda ave. A tua...
À vista dos belos pássaros, os pios,
Onde eu fiz ninho, descansei e vim.


No pouso, no voo, no galho,
A ave que vai sem estrela enfim,
Na oculta lágrima orvalhada, espalho,
Nas sombras, nas insones madrugadas.
É noite que eu não quis dormir.
Araras azuis ousam varar o céu em mim.

Pousam no meu coração mandovi.
Pássaros, estrelas, meninos com flores,
Árvores, folhas e sol nascente...
De douradas fímbrias, luminescência entorpecente.
É madrugada; o sono acalma enfim a dor
De tanta luz que absorvi de ti.

Valéria A. Cerqueira

Nenhum comentário:

Postar um comentário